Search this blog


Home LAYOUT PAINEL POSTAGEM

domingo, 25 de janeiro de 2009

A Celosia


A Celosia é uma planta que possue uma brilhante pluma.A de cor vermelho tinto é uma das mais populares,mas também possue cor amarela, laranja,carmim e rosa.
A Celosia fica maravilhosa em buquês, tanto sendo usadas secas ou fresquinhas.


PROPAGAÇÃO:
Esta plantinha é produzida a partir de sementes bastante finas,as quais podem ser semeadas diretamente em seu jardim ou em ambiente fechados para depois tranplantá-las. As sementes necessitam permanecer em locais úmidos, porém quentes e com solo fértil para poderem germinar.
Cubra as sementinhas com uma fina camada de terra e não esqueça de manter o solo úmido.
FAZENDO SUA CELOSIA CRESCER:
Coloque-a sempre a pleno sol. Elas precisam de um solo rico em composto para produzir plumas grandes e brilhantes. Apesar de gostar de solo úmido, você não deve nunca enxarcá-lo.Regá-la regularmente nos períodos secos. O solo deve escorrer bem a água.
Adicione algum fertilizante uma vez por mês.
As Celosias são pouco resistentes a insetos e doenças.Os pulgões são os que mais atacam suas folhas e caule.

Possuo duas dessas celosias,plumosas, uma vermelha e uma rosa.Mas estou a esperar a coloração de uma terceira que foi plantada por mim desde sementinha.

Esta ainda é uma surpresa!



sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cuidados com a kalanchoe


Kalanchoe ou flor da fortuna,é oriunda da África.Possue folhas suculentas e bastante resistentes ao calor. Há vários tons de flores : vermelho,alaranjado,amarelo,rosa,lilás e branco.

Sua altura máxima, normalmente, é de 30 cm.Normalmente alcança uma altura máxima de 30 cm.

Escolha sempre plantas com folhas inteiras,brilhantes, viçosas e sem manchas. Observe o número de botões fechados,pois as que possuem grande números de botões terão uma durabilidade maior.

Dentro de casa evite colocar a kalanchoe em lugares escuros,pois as folhas ficarão amarelas e as flores murcham. Lugares bem iluminado,como varandas e jardins, são os mais indicados.

Tome os seguintes cuidados: Evite molhar as folhas e principalmente as flores. O excesso de água é ruim; Regar sempre com pouca água, o suficiente para que escorra um pouco no pratinho, ou nem isso, e no máximo duas vezes por semana(verão) e uma no inverno. Mas eu passei a só regar uma vez por semana mesmo no verão.

As Kalanchoe possuem flores simples ou dobradas(Calandivas). O ideal é que apanhe sol direto por algumas horas, as minhas estão passando mais ou menos 5 horas no sol da manhã. Já as mudinhas que estou fazendo coloco-as a maior parte do tempo na sombra, recebendo apenas uma boa quantidade de luz solar.

A propagação pode ser feita ,muito simplesmente, com um rebento ou folha da planta principal.




Esta criativa casinha de passarinhos foi retirada do blog "ARTESLECA.BLOGSPOT.COM".

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ROSAS


Sempre escutei falar que cultivar rosas é um pouco complicado. Esta semana consegui uma estaca de uma roseira...e agora?(pensei),como devo agir para que desenvolva as raizes?
esta é como a minha!
Eu deveria ter lido sobre o assunto antes de plantá-la, mas não o fiz. Espero que minha pressa não tenha sido prejudicial à plantinha.
Mas agora vou colocar aqui um pouco do que encontrei na net(depois de ter plantado ), para que possa ajudar vocês, e também, para que uma próxima vez eu saiba logo como fazer.
Vamos começar pelos detalhes que devemos proceder:
  • Se você for adiquirir uma muda, tenha cuidado na hora de comprá-la. Verifique que tamanho a sua roseira pode atingir, para que você possa programar que espaço do seu jardim ela vai ocupar.
  • Ao verificar o espaço que ela precisa para desenvolver, você deve ver que condições climáticas ela necessita. Veja se neste local há muito ou pouco vento,se bate muito sol...
  • Algumas roseiras florescem somente uma vez por ano. Então ,escolha as que tem muitos botões ainda para abrir;
  • Caso você seja informado o tipo de roseira que está comprando, continue colocando esta informação ao plantá-la.Fica mais fácil para identificá-la e cuidar dela;
  • Algumas rosas são bem diferentes de outras. Umas necessitam de podas frequentes, ou nutrientes específicos e fertilizações frequentes;
  • Se você está iniciando,escolha uma roseira que necessite de baixa manutenção;
  • Controlar o aparecimento de pulgões, fungos(oidio) ou ferrugem nas rosas;
  • Diariamente elimine as flores velhas, estimulando assim o surgimento de novas flores.
Cultivo:
Para plantar suas roseiras, dê preferência a local ensolarado e bem arejado. Para florescer bem, ela precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas diárias de luz solar direta.
Quanto ao solo els se desenvolvem bem em qualquer tipo, mas é necessario uma boa drenagem e, por isso, a terra argilosa é bastante recomendada. A riqueza do húmus também é bastante benéfica.
Uma semana antes de plantar sua muda, prepare o local do plantio com uma mistura de esterco curtido e farinha de ossos.
Após o plantio das mudas, regue-as moderadamente, mas todos os dias. Quando chegar a primeira floração, passe a rega-la uma vez por semana no inverno e duas no verão. Se preferir, em época de chuva, suspenda as regas.
Espero ter ajudado...Depois envio mais coisas sobre roseiras.
Beijos!


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

CENTÁUREA


Centáurea Cyanus
Centáurea Montana
Também chamada de "escovinha ou fidalguinhos", a centáurea é uma planta anual que apresenta folhas afiladas de coloração acinzentada devido à lanugem que recobre todo caule e folhas.
Suas flores podem ser simples ou dobradas,de diversas cores, como azul, branca, rósea, vermelha e roxa.
As variedades anãs são bastante adequadas para plantio em vasos e jardineiras.
Devem ser cultivadas em pleno sol em canteiros bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente.
Multiplica-se por sementes.
São muito atrativas para insetos pelo seu grande volume de néctar.



POXA VIDA! DEIXA UM COMENTÁRIO PRA MIM... Mesmo que seja para dizer que não está gostando deste blog.

CRISÂNTEMOS


O Crisântemo é um hibrido que se produzido por sementes segrega em diversas formas.
A palavra Crisântemo significa "flor dourada".
As formas mais comuns de suas flores são:

Simples ou tipo MARGARIDA: composta de uma ou duas filas de pétalas em um disco achatado central. As pétalas podem ser em formato normal ou em forma de uma colher.



Anemona ou girassol: parecida com a simples,porém as petalas do disco central são alongadas e tubulares. Muitas das variedades com este formato possuem dois tons de cor, sendo popularmente chamado de olho-de-gato.



Pompons: flores globulares, formadas por pequenas pétalas.


Decorativas: parecidas com as pompons, pórem as pétalas externas são muito mais longas que as internas, dando uma aparência achatada.




Spider,Fuji e Spaghetti: Flores parecidas com às decorativas porém ainda mais achatadas. Suas pétalas tubulares externas são bastantes longas e em alguns casos alternando mais longas e mais curtas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009



Cebolinha


CULTIVO:

Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, bem preparado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Na ocasião da colheita, podemos arrancar a planta inteira ou cortar as folhas na base para que rebrote.

Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras.


Contém ferro e vitaminas diversas, principalmente A e C, a cebolinha é um estimulante do apetite e ajuda a digestão. Também auxilia no combate à gripe, e nas doenças das vias respiratórias.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ALYSSUM


CULTIVO
É uma planta perene,mas perde a beleza com o tempo, e por isso, é habitualmente cultvada como anual.Prefere a luz direta do sol, mas tolera a meia-sombra.
Quando o solo esta seco deve ser regado,porém nunca em excesso, pois provoca podridão.
Tolera o frio e as geadas.
Propaga-se por sementes.Quando germinar e tiver com 4 folhas ou mais, replantar em local definitivo com espaço de 15 cms entre elas.
A floração dura uns 45 dias.